Sobre o Café São Joaquim | Primeira torrefação do Brasil desde 1898

Conheça a História do Café São Joaquim

  1. Página de Revista sobre a Casa Mondego

    Esta é a verdadeira historia de torrefação de café no Brasil.

    Pelos idos de 1898, uma das tradicionais casas de comércio do centro da cidade de Campinas, chamada "Casa Mondego" - de propriedade do negociante português Sr. Joaquim Duarte Barbosa, instalada à Rua Conceição, nº 50 - e especializada no comércio de secos e molhados - tipo armazém -, inicia em 1º de julho de 1898 uma torrefação de café chamada de São Joaquim. Já na sua constituição utilizou-se de equipamentos modernos, sendo três moinhos e um torrador a ar quente com 7,5 cavalos de força, tendo dez operários, uma excelente conformação para a época.

  2. Operários do Café São Joaquim

    Operários do Café São Joaquim

    Desde esta data sempre houve a preocupação em oferecer produtos de primeira qualidade. Logo a empresa se tornou independente e não parou mais de crescer. Prova disso é que em 1922 foi premiada com a medalha de ouro na grande Exposição Internacional, conforme propaganda da época. Neste período portava a razão social de "Duarte Barbosa & Cia.

  3. Documento de registro da marca Café São Joaquim

    Documento de registro da marca Café São Joaquim

    Em 27/01/1933 teve sua marca registrada sob número 35033, conforme reprodução ao lado. Em seguida, a torrefação foi adquirida por "J. Simões e Cia", e depois vendida ao Sr. Marinho Ferreira Jorge em 31/12/1941, já com 43 anos de história, quando mudou sua razão social para "Torrefação e Moagem de Café São Joaquim Ltda.". Em 10/04/1943 passou a se chamar "M. Ferreira Jorge & Cia. Ltda.", mais tarde alterada para "M. Ferreira Jorge S. A. Comércio e Indústria", a qual permaneceu até 2011, quando a razão social foi novamente alterada, desta vez para "Café São Joaquim Ltda.", mas sempre sustentando a marca "Café São Joaquim".

  4. Folheto promocional da época

    Folheto promocional da época

    Ao longo dessa história houve algumas mudanças de endereço. Em 1936 a torrefação estava localizada na Av. Andrade Neves, nº 134, próximo da estação ferroviária, conforme reprodução de propaganda da época.

    Café Cruz e Café Bourbon

    Café Cruz e Café Bourbon

    Mais tarde mudou-se para a mesma Av. Andrade Neves, entre as ruas General Osório e Bernardino de Campos, num imóvel mais amplo e moderno, seguindo o crescimento vertiginoso da torrefação. Ao longo dessa história a torrefação produziu outras marcas, como a "Café Cruz" e "Café Bourbon", inclusive fornecendo matéria prima a todas as outras torrefações da cidade e região.

    Foto da sede do Café São Joaquim na Vila Industrial

    Vila Indústrial

    Com o constante desenvolvimento dessas famosas marcas de Café, principalmente o "Café São Joaquim", a então "M. Ferreira Jorge & Cia. Ltda." viu-se na necessidade de ampliar ainda a mais suas instalações, sendo praticamente obrigada a deixar o centro da cidade, pois já não comportava mais uma empresa tão grande. Foi nesse período que se mudou para a Vila Industrial, no imóvel localizado na Rua Francisco Theodoro, nº 138, em imponente e importante imóvel, no qual permaneceu até o final de 2011

  5. Café São Joaquim

    Grupo Caiçara Alimentos

    A marca São Joaquim foi adquirida pela renomada Caiçara Alimentos em setembro de 2010, sob comando de João Claudio Tadeu Pignatta, dando continuidade ao desenvolvimento e evolução nos processos tecnológicos para atender às exigências dos consumidores.

  6.  Café São Joaquim traz em seu sabor muita modernidade e inovação

    Café São Joaquim traz em seu sabor muita modernidade e inovação

    Além de um grande passado, hoje o Café São Joaquim traz em seu sabor muita modernidade e inovação. Ostentando uma história de mais de um século de experiência em torrefação de café, sustenta o título de torrefação mais antiga do Brasil, talvez uma das mais antigas do mundo. Atualmente, apresenta uma estrutura moderna e completa, com equipamentos totalmente automatizados, produzindo diversos tipos de café da mais alta qualidade, sempre utilizando grãos selecionados das melhores regiões cafeeiras do País.

    Café São Joaquim é uma marca que representa a tradição, o sabor e a família brasileira.


we.digi - agência digital
Copyright © 2019 Todos os direitos reservados: Café São Joaquim